O exame de vista é um dos exames que mais reprovam na Inspeção de Saúde da EEAR, principalmente se falarmos das especialidades do tipo aeronavegante ou Controle de Tráfego Aéreo. Nesse post, quero tirar as principais dúvidas do exame de vista para o concurso da Escola de Especialista de Aeronáutica

Para poder tirar as suas dúvidas, primeiramente você precisa entender como funciona o exame de vista, seja de perto, de longe, ou até mesmo para daltônicos.

Exame de Vista para Longe

Será realizado em uma sala de, pelo menos, seis metros de comprimento, com iluminação atenuada (penumbra), utilizando-se o projetor. Se utilizar óculos, o examinando deverá retirá-los antes do exame. O examinador vai cobrir um dos olhos e o candidato vai ler os caracteres serão lidos no sentido dos menores para os maiores, sendo o menor deles será registrado como a melhor acuidade visual deste olho. Em seguida, repete-se o mesmo procedimento para o outro olho.

Caso o candidato utilize óculos rotineiramente, deverá ser testado com e sem óculos, sendo anotada sua acuidade, com e sem correção.

Imagem 1: Tabela de Snellen
Fonte: Teste de Snellen – https://www.provisu.ch/images/PDF/Snellenchart_pt.pdf

Exame de Vista para Perto

Será determinada, separadamente em cada olho, usando-se as tabelas de Snellen (S) ou Jaeger (J), a uma distância de trinta e cinco centímetros, anotando-se o menor texto lido com desembaraço, com ou sem correção.

A tabela consta de seis textos, sendo o menor equivalente a J1, o segundo a J2, o terceiro a J4, o quarto a J6, o quinto a J8 e o último a J10.

Exame para Daltonismo

Usa-se primeiramente a prancha pseudo-isocromática de Ishihara, anotando-se os erros.

Teste de Daltonismo - Ishihara

Além destes, existem alguns exames mais específicos para verificar alguns outros aspectos visuais, você pode lê-los na íntegra na ICA 160-6.

Agora que você sabe como são feitos os exames, podemos responder algumas perguntas. Iniciando com uma das que mais surgem: “Tenho miopia, serei reprovado?”.

Não é tão simples. Primeiramente, você precisa entender que o requisito visual não diz respeito ao grau, mas vai depender da acuidade visual, de acordo com o exame que vimos anteriormente.

Especialidades de Aeronavegantes e de Controle do Tráfego Aéreo

A sua acuidade visual a 6 metros (exame de vista para longe) você precisa ter uma acuidade visual igual a 0,5 (20/40), em cada olho, separadamente, sem correção, desde que, com o uso de lentes corretoras, atinja visão igual a 1,0 (20/20). Conforme tabela já mostrada aqui.


A sua acuidade visual a 35 centímetros (exame de vista para perto) você precisa ter J-2 em cada olho, separadamente, sem correção, e J-1 com correção. Conforme tabela já mostrada.


Para o exame de daltonismo, utilizando a prancha pseudo-isocromática de Ishihara, admite-se até 03 (três) interpretações incorretas.

Especialidades de não-aeronavegante

A sua acuidade visual a 6 metros (exame de vista para longe) você precisa ter uma acuidade visual igual a 0.1 (20/200), em cada olho, separadamente, sem correção, desde que, com o uso de lentes corretoras atinja visão igual a 0.66 (20/30) no mínimo em cada olho, separadamente.


A sua acuidade visual a 35 centímetros (exame de vista para perto) você precisa ter J-4, em cada olho, separadamente, sem correção, e J-1 com correção.


Para o exame de daltonismo, utilizando a prancha pseudo-isocromática de Ishihara, admite-se até mais de 08 interpretações incorretas o inspecionando poderá qualificar-se, desde que reconheça, com facilidade, as cores VERMELHA, VERDE, AZUL, ÂMBAR E BRANCA, utilizadas em aviação.

Exame de Vista para EEAR

Como você aprendeu, os requisitos visuais vão depender de cada especialidade. Não é apenas saber o seu grau, se possui miopia, hipermetropia… Você precisa ir à um oftalmologista e saber qual a sua acuidade visual de perto e de longe, para assim saber se estará dentro dos limites ou não. Minha sugestão para você, imprima a ICA 160-6, leve em um oftalmologista, faça os exames conforme está previsto no documento e saiba como você vai se sair.

E aí, curtiu o conteúdo? Deixe o que você achou nos comentários!

Quer saber como funciona o salário de um Terceiro Sargento da Aeronáutica? Clique Aqui